Introduzindo



Marina Sell, Lisa Brito e Julia Oliveira, durante o treinamento psicofísico coordenado por Rosimeire Silva.
Foto: Priscila Mesquita


    O presente trabalho parte do entrelaçamento de três pré-projetos de pesquisa apresentados para a seleção do curso de Mestrado em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), pelas alunas Priscila de Azevedo Souza Mesquita, Rosemeire Silva e Lisa Brito, e aceitos sob a orientação da Profª. Drª. Maria Brígida de Miranda.
As pesquisas sobre o treinamento psicofísico da atriz (Silva), sobre o jogo teatral em Peter Brook (Brito) e sobre criação dramatúrgica coletiva a partir de mitos e contos (Mesquita), uniram-se em um laboratório de pesquisa prática que se encontra em processo desde março de 2010.
    A proposta de criação da dramaturgia a partir de um processo colaborativo surgiu da idéia de utilizar os contos presentes no livro Mulheres que Correm com os Lobos – Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem, de Clarissa Pinkola Estés, como material gerador de criação cênica. O intuito, no entanto, não era o de recontar os contos cenicamente, mas sim de utilizá-los como estimuladores para que pudéssemos pensar, através do teatro, a situação da mulher na sociedade de hoje.
     O grupo foi criado com mulheres estudantes de Artes Cênicas da UDESC, e que já faziam parte do grupo de estudos Poéticas Feministas, coordenado por Miranda, e que portanto há algum tempo já vinham discutindo questões ligadas ao feminismo no teatro. Vale ressaltar que surgiram outras estudantes do mesmo curso, interessadas em ingressar no grupo de pesquisa prática, participando de alguns encontros, mas que por motivos diversos não puderam dar seqüência ao trabalho. O grupo acabou por fechar em sete mulheres, as três que coordenam mais as quatro atrizes que estavam desde o grupo de estudos Poéticas Feministas (Vanessa, Júlia, Emanuele e Marina). Os encontros acontecem duas vezes por semana, realizando seis horas semanais de trabalho prático.

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