"O Jardim de Joana" na Confraria Avatar



Apresentação "O Jardim de Joana". Foto: Agnes Rath.


Sábado, 14 de maio.
Chove... Putz, não era pra chover...
Marcamos uma apresentação para hoje, a primeira apresentação, apenas o resultado parcial do processo até então.
Apenas a primeira cena estruturada, ensaiada, mas ainda com muitas coisas a melhorar. E a segunda cena com uma estrutura sobre a qual deveríamos improvisar.
Esta primeira apresentação aconteceu na Confraria Avatar, local també conhecido por Casa da Floresta, no Canto da Lagoa, onde acontecem as festas da cerveja, onde podemos comer pizzas e degustar a cerveja artesanal Avatar, produzida ali mesmo.
Mesmo com chuva, as pessoas subiram a escura estrada de terra enlamaçada que leva até à casa.
Arrumamos nosso cenário na sala da casa, e nossa cena se passa na sala de uma casa.
Sempre ensaiamos nas salas do CEART, inventando esta sala da casa de Joana, dentro das salas de ensaio, e foi bem diferente estar realmente em uma sala, uma casa. O espaço muda e o tempo da cena também muda. Tivemos que nos adaptar e improvisar.
Para complementar a nossa segunda cena, baseada em uma estrutura improvisada de tarefas e movimentos, Morgana Martins convidou o músico Fernando Marcos para realizar um improviso com o violão, o que certamente contribuiu para a cena, ajudando a criar um "clima".
Pela primeira vez com um público, pudemos sentir o que funcionava na cena e descobrir novas possibilidades.
Foi apenas um exercício, muito bom de se fazer.
Depois uma celebração com pizza, cerveja, boa música e amigos.

Foto: Agnes Rath
Confesso que inicialmente, quando a Brígida propôs que apresentássemos nessa festa, me senti um tanto insegura. Já apresentei outros trabalhos em outras festas, e nem sempre com resultados positivos, algumas vezes até traumáticos. Mas ali, estávamos entre amigos e amigos dos amigos. Foi uma noite propícia.
Agradecemos aos nossos anfitriões Maria Fernanda Jacobo e Fernando Marcos, que abriram sua casa para compartilharmos nosso trabalho. Agradecemos à Agnes Rath pelas fotos, e a todos os presentes que ajudaram a fazer dessa primeira apresentação um momento muito especial para nós.
Esperamos que esse trabalho cresça cada vez mais e que possamos compartilhá-lo em outros momentos como esse.


Foto: Agnes Rath

Comentários