EXATAmente Elas

Programa do espetáculo EXATAmente Elas


Em 23/09/2016, estreamos no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, nossa Performance-aula EXATAmente Elas, sobre a história de mulheres cientistas que contribuíram para o desenvolvimento das ciências naturais, exatas e tecnológicas. 
Este é o terceiro espetáculo da (Em) Companhia de Mulheres, seguindo o método de criação baseado no Devised Theatre,  inteiramente criado por nós,  seguindo nossos propósitos de uma criação teatral em diálogo com a ética,  a estética e a poética de um teatro feminista. Ou melhor,  daquilo que nós entendemos por teatro feminista, pois como sabemos, existem feminismoS, no plural, portanto também devemos falar teatroS feministaS,  também no plural.

Bem, então,  neste nosso teatro feminista, durante 6 meses de incansável e prazeroso trabalho, pesquisamos a vida e a obra de diversas mulheres cientistas. Nos encantamos com o maravilhoso universo das ciências através das descobertas que essas mulheres fizeram e percebemos que este é um modo fascinante de aprender a ciência,  através  de sua história. Para nós,  que somos da área das ciências humanas, parece muito mais fácil e interessante compreender as abstrações das ciências Exatas quando conhecemos os trajetos, que levaram xs pesquisadorxs a chegarem em uma determinada descoberta. Principalmente quando essa pesquisadora é uma mulher incrível que teve que vencer inúmeros obstáculos para conseguir dar continuidade às suas investigações. 

Durante a realização desta pesquisa também fomos selecionando os materiais que seriam interessantes para a dramaturgia e com muita dificuldade selecionamos quais as cientistas que entrariam em nossa dramaturgia e procuramos um meio de colocá-las em relação em uma dramaturgia.

Assim, criamos uma viagem no tempo, na qual xs estagiárixs são conduzidos por cientistas contemporâneas,  e nessa viagem,  desembarcam em quatro estações,  onde encontram diferentes cientistas do passado e do presente, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre suas vidas e suas descobertas. As estações são ambientadas em diferentes laboratórios da escola, de modo a estabelecer um diálogo entre o que as cientistas pesquisaram, o espaço em que sua história é contada e as suas contribuições para o que conhecemos hoje.

Em 07/10 realizaremos a última das nove apresentações no Instituto Estadual de Educação,  a maior escola da América Latina, e que foi desenhada por Oscar Niemeyer. 
Nestas apresentações tivemos como público-estagiárixs xs alunxs do segundo e do terceiro ano do Ensino Médio, professorxs, equipe técnica da escola e convidadxs vindos de fora da escola. Além disso, recebemos a visita técnica da equipe da Fundação Carlos Chagas, da equipe de comunicação do Instituto Unibanco e da mídia local.

É importante destacarmos que a realização deste projeto dentro do Instituto Estadual de Educação só está sendo possível devido ao acolhimento, confiança e suporte oferecidos pela própria instituição, e que só se concretizou pela boa vontade e engajamento da direção, professorxs e equipe técnica.  Reconhecemos que não é algo simples para uma instituição deste porte disponibilizar tantos dias, espaços e profissionais para que um projeto de arte-educação aconteça. 

Sabemos que estas apresentações são apenas o início de uma longa história, pois o retorno positivo que estamos recebendo dxs alunxs reafirma a necessidade de continuarmos com este trabalho.

Gratidão a todxs xs envolvidxs!

Comentários