Exatamente Elas 2016 - vídeo documentário


Então pessoal, saiu do forno nosso vídeo sobre o projeto "Performance-aula: História das Mulheres nas Ciências e nas Tecnologias - Abrindo espaço para Jovens Mulheres na Sociedade Atual". Este projeto foi contemplado em 2015 pelo prêmio Elas nas Exatas, promovido pelo Elas Fundo de Investimento Social, juntamente com a Fundação Carlos Chagas e Instituto Unibanco.
Este projeto, executado em 2016, tinha como objetivo a criação de uma performance-aula que contasse um pouco da história de mulheres cientistas invisibilizadas na História oficial das ciências , para, deste modo, incentivar uma maior participação das jovens estudantes na área das ciências exatas e tecnológicas.
A partir de muita pesquisa, e com a participação da dramaturga Ana Araújo e das atrizes-pesquisadoras Drica Santos, Meire Silva e Priscila Mesquita, chegamos na criação da performance-aula, que foi intitulada de Exatamente Elas
Realizamos 10 apresentações no Instituto Estadual de Educação de Florianópolis, para educandxs do Ensino Médio, sendo que antes dessas apresentações, estabelecemos um contato com a direção escolar, coordenadorxs, professorxs e alunxs, realizando diálogos sobre gênero e feminismo, sensibilizando-os para o trabalho que iriam receber na escola.
No vídeo mostramos uma parte deste trabalho, mais especificamente o momento das apresentações, pois o longo período do processo criativo não aparece de modo explícito no vídeo, mas sim nas entrelinhas. 

Filmagem e Edição: Sarah Ferreira

Programa da Performance-Aula Exatamente Elas

Comentários