Elas nas Exatas - "Performance - Aula: História das Mulheres nas Ciências e nas Tecnologias – abrindo espaço para jovens mulheres na sociedade atual"

Neste momento, a (Em) Companhia de Mulheres está criando o seu novo trabalho cênico, a "Performance - Aula: História das Mulheres nas Ciências e nas Tecnologias – abrindo espaço para jovens mulheres na sociedade atual".

Este trabalho foi contemplado no XX Concurso de Projetos, Elas nas Exatas, promovido pelo Elas Fundo de Investimento Social, Instituto Unibanco e Fundação Carlos Chagas. É importante dizer o quanto somos gratas ao Elas Fundo de Investimento Social, por novamente acreditar e investir em nosso trabalho, o que gera frutos não somente para a (Em) Companhia, mas para todas as pessoas a quem levamos nossa arte.

A Performance-Aula está sendo criada na perspectiva do devised theatre, cujo procedimentos já trabalhamos desde o nosso primeiro espetáculo "Jardim de Joana". 

Enquanto realizamos este processo criativo, compartilharemos em nosso blog alguns materiais que estão sendo fonte de pesquisa e de inspiração para a criação da dramaturgia e da performance-aula.

Assim como já fizemos durante o processo de criação de "Jardim de Joana", registrar nossas fontes de inspiração e nossos caminhos de criação são também um meio de refletirmos sobre a nossa prática e de socializar procedimentos que possam ser úteis para outros grupos.

O principal objetivo deste trabalho é criar uma performance-aula sobre a participação de mulheres nas ciências exatas, para apresentar para educandxs do ensino médio visando estimular o interesse e a participação das estudantes nas ciências exatas, e também para incentivar todxs a refletir o quanto ainda vivemos em uma sociedade sexista e patriarcal, e o quanto contribuímos ou não para a manutenção deste sistema.

Para finalizar este post, vamos refletir: por que será que ainda temos menos mulheres do que homens atuando nas ciências exatas?
Será que continuamos reproduzindo padrões de comportamentos pautados pela lógica patriarcal?
Como estamos educando as crianças?

Vamos olhar os brinquedos abaixo, e refletir sobre isso. Quais desses brinquedos ganhamos em nossa infância? E hoje, quais daríamos para nossas crianças? Será que continuamos com a ideia de que existem os brinquedos de menino e brinquedos de menina?
















Em breve, novas postagens...

Comentários