Primeiro esboço do trajeto

O nascimento do percurso. Foto: Priscila Mesquita

(6 Mulheres [quem?, onde?] caminham em bloco. Sons surgem num crescente, desde uma vaporização, sopros, ventos, mantras e orações até gritos chamando por seu passado mais ancestral, em meio a esses sons, uma voz se destaca, falando repetidamente)

Mulher ? - A terra é um todo complexo, vivo e finito interconectado, e cada uma de nós é uma célula em seu corpo, ligadas através de nossas mentes, corações e desejos.
As vozes silenciosas do ‘outro’ estão sendo ouvidas agora.

(O bloco se desfaz lentamente e cada uma das mulheres se entrega a um movimento obsessivo)

Mulher 1 – (coçando-se obsessivamente) [texto?]

Mulher 2 – (tirando a calcinha da bunda obsessivamente) [texto?]

Mulher 3 – (roendo as unhas obsessivamente) [texto?]

Mulher 4 – (cheirando obsessivamente) [texto?]

Mulher 5 – (cheirando-se obsessivamente) – [texto?]

Mulher 6 – (atirando longe parte de sua roupa obsessivamente) [texto?]

(Após o movimento obsessivo, cada mulher se desfaz na posição ovo – congelar nesta posição até que todas estejam nela - e depois tigresa, caminham em bando, se estranham e matam uma do bando. O corpo morto é reconhecido, as tigresas se humanizam, velam o corpo e o carregam. Diálogo entre as partituras desenvolvidas [qual é a situação?quem são, onde estão, o que fazem?o que falam?]. Uma a uma desaparece por trás das cortinas. Ficando apenas uma no centro do palco [quem, o quê?]. Lanternas se acendem revelando suas sombras. Som de salivação começa de forma sutil, ouvem-se sussurros).

Mulheres - (por trás das cortinas, sussurram) Saaaaliva

(os sons crescem em volume e intensidade, como se fossem vozes do inconsciente da mulher X que ficou no palco. Ela reage a esses sons)

Mulheres - (por trás das cortinas) Tem saliva nos meus sapatos!
Saliiiivaaaa.......(sussurro)
Tem saliva nos seus sapatos!

(Sapatos são lançados no palco. Mulher X se relaciona com os sapatos e com as vozes, até chegar no auge de seu desconforto)

Mulher X - (gritando) Cheeeeeega!!

(Na parte de baixo das cortinas aparecem as cabeças das mulheres que olham pontualmente para a mulher X. Elas fazem uma corrida sem pés na direção das cadeiras colocadas em algum lugar fora do palco. Do jeito que conseguem, pegam as cadeiras e levam para o palco, formando um circulo com elas, dentro do qual fica a Mulher X [desdobramentos?]. Esta começa a contar uma história que é continuada pelas outras. [idéia de jogo: se revezarem nas cadeiras, já que a mulher x ficou sem cadeira...]).

[Como se encerra essa contação de história?]

Comentários