Mais sobre Marie Curie e a Radioatividade



      Pesquisando sobre Marie Curie, buscamos melhor compreender a radioatividade e chegamos ao acidente radioativo que aconteceu em Goiânia em 1987. Eu era criança e não me lembrava deste acontecimento. Assisti ao filme Césio 137, alguns documentários e reportagens sobre esse acidente, e entendi que dentre diversos fatores que levaram a este acontecimento, um deles está a falta de informação. Isto torna-se latente no filme. Claro está que o problema relaciona-se ao descarte do material radioativo, mas se tivéssemos mais conhecimento sobre isso, muito poderia ser evitado. Percebi que na escola aprendi como prevenir diversas doenças transmitidas por parasitas, mas não me lembro de aprender sobre lixo radioativo... Eu poderia facilmente ter sido a vítima do acidente. E você?




    Compartilho aqui o filme Césio 137 e  aproveito para compartilhar o documentário Radio Bikini, que assisti há algum tempo, mas que me marcou muito, pois aborda os testes da bomba atômica realizados no atol de Bikini, a inocência de muitos, a manipulação por parte do governo e as graves consequências ambientais, sociais, físicas, psicológicas...




Comentários