Adriana Patrícia dos Santos [Drica]

         Como atriz do espetáculo, pude constatar a efetividade e profundidade com que as ações deste projeto foram realizadas. Foi fundamental o incentivo do Fundo Elas para tal iniciativa. Unir os propósitos da campanha com esta ação cultural potencializaram a luta pela reflexão em prol ao respeito e emancipação com relação à violência e discriminação às mulheres.
         Os debates realizados após as apresentações e mediados pelo NIGS (Núcleo de Estudos Identidade, Gênero e Subjetividade) da UFSC foram intensos e promoveram um significativo aprofundamento nas discussões em torno da violência. O espetáculo levanta questões que acompanhadas do debate permitiram um diálogo próspero, onde os jovens puderam compartilhar seus pontos de vista e dúvidas sobre assuntos polêmicos tais como: aborto, estupro, violência doméstica, dentre outros.
         A meu ver esse foi o ponto forte desta ação: aliar a arte e educação de forma efetiva.  O espetáculo Boneca de Pano, enquanto linguagem teatral estabeleceu um tipo de comunicação sutil em que o espectador foi atravessado por sensações e não somente informações, eis a particularidade desta iniciativa. Questões sobre gênero e violência são temas transversais levados para a Educação Básica e que muitas vezes são discutidos de modo informativo e não reflexivo, por isso a  ação deste projeto,  voltada para estudantes do Ensino médio de escola pública e EJA permitiu que esta discussão fosse além de mera informação. Houve vivência, impacto e reflexão nos debates os quais muitas vezes emocionaram todos os presentes.
         Nesse sentido, por acreditar na possibilidade emancipadora do teatro, sou grata ter feito parte de um projeto importante e de resultados satisfatórios.
Por Drica Santos.










Comentários